Em Janeiro de 2013, um grupo de amigos encontrou-se no Connect Coimbra para resolver alguns problemas que já tinham sido discutidos em vários eventos Startup Meetup Coffee Coimbra.

Estes eventos e o site “O que falta em Coimbra?“, desenvolvido por Daniel LopesSérgio Santos e Pedro Gaspar, onde cada cidadão pode colocar uma ou mais ideias para melhorar Coimbra e votar naquelas que considera serem as mais importantes, foram as catalizadoras deste movimento.

Apesar de muitos destas ideias sugeridas poderem ser resolvidas por indivíduos, muitas outras requeriam uma equipa dedicada, justificando assim este formato de um fim de semana intensivo, todos os meses.

O Improve é um evento aberto, começa às 10h00 no Sábado e terminam às 19h00, no Domingo repete-se, no entanto as discussões das ideias são fundamentalmente feitas no Sábado de manhã, mas qualquer pessoa, pode participar as horas que a sua disponibilidade lhe permitir.

Não é necessário estar todo o fim de semana, nem vir todos os fins de semana. É necessária vontade para trabalhar e sentido de iniciativa para contribuir para uma Coimbra melhor.

Já foram realizadas aplicações web e mobile, definidas rotas para ciclovias em Coimbra; iniciativas para divulgar o Mercado de Coimbra; foram identificados online cafés com wifi e colocaram-se autocolantes nesses cafés; mapearam-sede edifícios históricos para recuperação; foi realizada uma aplicação web e mobile para identificar locais em Coimbra que necessitem de intervenção da Câmara Municipal, apoiada pela mesma; podcasts online da RUC; e até um site onde se pode pesquisar as actas das reuniões da Câmara por palavras-chave.

Neste momento, a parte da organização e divulgação é realizada por Sérgio Santos e Tiago Serra. Mas muitas pessoas fazem parte deste movimento, apartidário, onde qualquer pessoa pode contribuir para melhorar Coimbra. Queremos agradecer a todos que participaram e vão participando nestes eventos.